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Inteligência emocional ou EQ - Emotional Quotient

"Qualquer um pode ficar com raiva - isso é fácil. Mas ficar com raiva da pessoa certa, no grau certo, na hora certa, com o propósito certo e no caminho certo - isso não é fácil."

Aristóteles

O que é exatamente EQ?

Trata-se de uma sigla relacionada à inteligência emocional – um conceito que vem se desenvolvendo e expandindo rapidamente ao longo dos anos. Foi definida por meio do conjunto de 5 atividades – todas estabelecidas pelo psicólogo e PhD em Harvard, Daniel Goleman, estudioso do tema:

  • Reconhecimento e compreensão de nossas emoções e reações - autoconhecimento;

  • Gerenciamento, controle e adaptação de nossas emoções, reações e respostas - autocontrole;

  • Utilização de nossas emoções para que nos motivemos a tomar a iniciativa apropriada, a nos comprometer e a trabalhar no sentido da conquista de nossos objetivos  - motivação;

  • Compreensão dos sentimentos dos outros, de suas emoções, e a utilização desta compreensão para aprimorar nossos relacionamentos  - empatia; e

  • Construção de relacionamentos sólidos; liderança, mediação de conflitos e aptidão para o trabalho em equipe - habilidades sociais.

Quando medimos o nosso EQ por meio de testes (algo semelhantes aos de QI), medimos nossa capacidade de promover todas essas 5 atividades. Avaliamos a nossa habilidade de monitorar emoções, de lidar com pressões e demandas e de administrar nossos pensamentos e ações.

Embora ainda gere polêmicas por uma suposta falta de padrão de medição, o EQ se torna uma ferramenta de avaliação equivalente à do QI.

O EQ vem ganhando relevância no mundo corporativo porque propõe novas formas de de entendimento para:

  • O comportamento das pessoas;

  • Os estilos de gerenciamento;

  • As atitudes;

  • As habilidades interpessoais; e

  • Os potenciais delas.

 

Isso está acontecendo nas grandes empresas e para perceber que a inteligência emocional está se tornando cada vez mais significativa é só prestar a atenção: seja no planejamento de recursos humanos, nos processos de recrutamento e seleção, no relacionamento com clientes ou em vários outros setores.

Comece a agir a favor de você mesmo!

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