
Inteligência emocional ou EQ - Emotional Quotient
"Qualquer um pode ficar com raiva - isso é fácil. Mas ficar com raiva da pessoa certa, no grau certo, na hora certa, com o propósito certo e no caminho certo - isso não é fácil."
Aristóteles
O que é exatamente EQ?
Trata-se de uma sigla relacionada à inteligência emocional – um conceito que vem se desenvolvendo e expandindo rapidamente ao longo dos anos. Foi definida por meio do conjunto de 5 atividades – todas estabelecidas pelo psicólogo e PhD em Harvard, Daniel Goleman, estudioso do tema:
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Reconhecimento e compreensão de nossas emoções e reações - autoconhecimento;
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Gerenciamento, controle e adaptação de nossas emoções, reações e respostas - autocontrole;
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Utilização de nossas emoções para que nos motivemos a tomar a iniciativa apropriada, a nos comprometer e a trabalhar no sentido da conquista de nossos objetivos - motivação;
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Compreensão dos sentimentos dos outros, de suas emoções, e a utilização desta compreensão para aprimorar nossos relacionamentos - empatia; e
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Construção de relacionamentos sólidos; liderança, mediação de conflitos e aptidão para o trabalho em equipe - habilidades sociais.
Quando medimos o nosso EQ por meio de testes (algo semelhantes aos de QI), medimos nossa capacidade de promover todas essas 5 atividades. Avaliamos a nossa habilidade de monitorar emoções, de lidar com pressões e demandas e de administrar nossos pensamentos e ações.
Embora ainda gere polêmicas por uma suposta falta de padrão de medição, o EQ se torna uma ferramenta de avaliação equivalente à do QI.
O EQ vem ganhando relevância no mundo corporativo porque propõe novas formas de de entendimento para:
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O comportamento das pessoas;
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Os estilos de gerenciamento;
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As atitudes;
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As habilidades interpessoais; e
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Os potenciais delas.
Isso está acontecendo nas grandes empresas e para perceber que a inteligência emocional está se tornando cada vez mais significativa é só prestar a atenção: seja no planejamento de recursos humanos, nos processos de recrutamento e seleção, no relacionamento com clientes ou em vários outros setores.
Comece a agir a favor de você mesmo!
Fonte: Endeavor l VeryWell Mind